MEIA MARATONA EM REVEZAMENTO É UMA BOA?

Eu acho que sim, se TODOS envolvidos se cercarem de alguns cuidados básicos e indispensáveis!

Ao papo: – Em sua maioria, as Meias mundo afora, são compostas também de uma distancia menor no percurso e isto agrada a Gregos e Troianos já que faz o bolo crescer dando uma boa consistência ao evento e permitem a participação de todos os corredores. É uma boa estratégia!

Quando nós começamos a pensar na realização e organização da nossa Meia, optamos num primeiro momento por esse formato achando que seria o ideal. Se funciona para os outros porque para nós não funcionaria? E assim seria uma Meia Maratona “ideal” com uma prova de 10k junto.  Para a maioria e ai não há nenhum demérito, seria o óbvio a ser implantado!

Mas, como sempre fico remoendo as ações na minha cabeça e pensando num formato mais atrativo, com um pouco mais de criatividade não tive duvidas em pensar um formato para Meia em revezamento. Criatividade? Na verdade nenhuma, já que temos um monte de provas em revezamento e mais ou menos com a mesma formatação e cara.

Mas, nada melhor que algumas boas horas de insônia para se pensar em como seria interessante executar a ação, e pimba, lá estava eu com três trechos de distancias distintas dentro dos 21.097,5 metros da I Meia Maratona Alphaville Running.

Assim, comecei a ver desenhado algo que poderia ficar mais interessante, mas, criatividade? Nenhuma, pois afinal de contas, você que está sentado ai lendo, tenho certeza conhece várias provas em revezamento, seja lá com as distancias que tiverem.

Alguns dias e kms a mais de corrida, me pego pensando de novo na Meia e numa forma de fazê-la atrativa, festiva, com conforto para os corredores e sem muitos malabarismos de operacionalização e transtorno para o trânsito e, de repente (sei lá de onde vem a forma), defini que os postos de troca seriam no mesmo local ou muito próximos um do outro, assim os corredores não precisariam se deslocar e poderiam aproveitar o tempo de espera papeando e fazendo da espera um momento de diversão e integração entre os participantes. Bela sacada, afinal corredores são loucos por um bom papo!!!

Hum, gostei da idéia e fui mais além: – se quero que eles não se desloquem, assim terão mais conforto e quero que todos fiquem próximos para a prova ser mais festiva, por que não concentrarmos mais ainda os participantes colocando esses postos junto à arena de concentração?

Bingo, agora sim e assim será!

 

Depois de olhar com critério o local e verificar que havia possibilidade da operação, próximo passo seria definir o melhor percurso para o corredor, ou seja, o mais plano possível, mais arborizado e com poucas curvas. Além disso, precisaríamos que esse percurso não fizesse um fuzuê no transito e que tivesse toda a estrutura de concentração, largada, chegada e postos de troca na área escolhida.

Vai daqui, vai de lá e definimos, ainda sem a medição oficial, mas com a certeza de estarmos muito próximo da realidade das distancias (fizemos o percurso dentro das normas internacional de medição e com o auxilio de GPS) e a prova estava formatada. Agora é correr atrás das autorizações e toda a parte burocrática além de publicar os mapas, fazer os vídeos e tudo mais.

Bom, esse blá blá blá todo não era o foco do nosso post de hoje e sim o que segue abaixo. Então, vamos lá:

Prova em revezamento sempre é uma festa e por isso, quando pensamos em fazer a MEIA MARATONA ALPHAVILLE RUNNING, optamos pelo formato acima para proporcionar a participação de todos os corredores nos mais variados níveis, inclusive novatos, possibilitando a participando ativa na prova. Outra escolha foi a data, proxima ao Natal e Ano Novo, época onde as pessoas estão mais receptivas e prontas para dar o tiro de largada para as festas.

Os trechos com distancias de 7.600; 9.500 e 3.997,5 metros permitem tudo, inclusive aos que querem um desafio individual maior, já que temos um percurso excepcional e fazer os 21.097,5m SOLO buscando um bom desempenho é um desafio bem interessante e, é ai que mora o perigo!

É hora que o bom senso, treinamento e cuidados pessoais devem entrar em ação para não transformar a festa num momento de muita tensão e de resultados pouco agradáveis.

Rodou na internet, semana passada, um email descrevendo um acontecimento que colocou a vida de um corredor em risco e que poderia ter um final muito mais trágico do que foi. Sem entrar no mérito do acontecimento, é preciso que as pessoas saibam que ter responsabilidade e coerência em relação à condição física do momento, das distancias e o evento escolhido, é imperativo para que tudo “corra bem”.

Quando entramos para participar de um evento de corrida de rua, seja ele na distancia que for – enganam-se aqueles que pensam que só as provas de grandes distâncias exigem treinamentos mais intensos e adequados – é preciso saber de fato se estamos preparados para o feito.

Nas provas em geral e nas de revezamento em particular, quando chega à hora da largada ou de passarmos “o bastão” para o companheiro no posto de troca, sempre há certo desconforto e preocupação para aqueles que não querem desapontar os companheiros.

Tá certo, mas tá pode estar tudo errado se você realmente não estiver preparado!

Devemos ter consciência do que somos capazes e isso começa na escolha da distancia da prova ou no trecho do revezamento. Se estaremos lá para participar e nos divertir ou se vamos para a competição e quebra dos limites. Isso define toda a ação e preparação para prova.

Só estará tudo correto se estivermos dentro do planejamento e se esse planejamento foi baseado no historico físico e de treinamento de cada um e, está tudo errado, se formos no “Vai da Valsa”.

É obvio que a adrenalina em todos os momentos das provas nos impele para um esforço maior dando, na maioria das vezes uma satisfação e um prazer muito bom, mas excessos podem levar ao desastre.

Então fica aqui o alerta para quem quer participar da I MEIA MARATONA ALPHAVILLE RUNNING em revezamento e se divertir: – se for Solo, vá dentro dos seus limites e se for em equipe (dupla ou trio) vá tambem no seu limite. Procure pessoas com objetivos similares assim, com certeza, vocês não terão nenhum problema.

Bem, agora é com vocês.

Junte os amigos, monte suas equipes ou venham correr Solo, o percurso é bem favorável e você certamente se surpreenderá com os tempos obtidos dentro dos seus limites.

Boas Corridas e Até Mais

About these ads

12 Respostas to “MEIA MARATONA EM REVEZAMENTO É UMA BOA?”

  1. CARLOS YUGI SHIBUYA Says:

    Boa tarde, Alfredo. É isso aí que vc ressaltou bem. Li e gostei de seus comentários. Como vou correr SOLO estou muito atento na preparação. Abraços. Valeu.

  2. donadio Says:

    Caro Amigo

    Com certeza TODOS nós temos responsabilidades e devemos atentar, cada um na sua área e participação, com os cuidados para que tudo corra bem.

    A corrida deve ser algo que nos de prazer e satisfação e não nos envolva em acontecimentos desagradáveis.

    Infelizmente existe uma estatistica que diz que a cada 100mil corredores em um evento, haverá um óbito! Se todos nós organizadores e participantes fizermos o melhor, com certeza esse número poderá ser diferente.

    Abração e Vamos em frente!

  3. Ivan Galiza Says:

    Caro Al
    você merece os mais altos elogios pelo trtabalho que está fazendo em prol da corrida, ou seja em prol da saúde física e mental
    Um grande abraço do amigo e admirador
    Ivan

  4. Carlos Ventura( Carlão ) Says:

    Caro Donadio, sua iniciativa é excelente, sugiro que voce faça , o que é feito na Stramilano.
    Uma grande caminhada e quem quiser corre, para não corredores e sedentarios no sabado como preliminar do seu evento que é a meia.
    Em Milão é ao contrario, a elite corre no sabado para resultado apenas
    150 corredores de elite e no domingo uma prova/caminhada de 15 km os valores arrecadados na inscrição poderiam ser enviados para casas de caridade ou orgão assistenciais.
    Parabén pelo seu evento.
    Carlão – técnico de atletismo

    • donadio Says:

      Oi, Carlão
      Que prazer te-lo por aqui!!!
      Ontem ainda dei um rolê no seu blog. Gostei! Alias, seus idéias e sua experiencia é sempre bem vinda a todos nós.

      Aos amigos que ainda não conhecem o CARLÃO, ele é há anos, técnico de atletismo tendo algumas estrelas como atletas. Um exemplo: José João da Silva, vencedor duas vezes da São Silvestre.

      Para os que quiserem, se divertir…. segue o endereço do Blog do Carlão:
      http://carlosventura8085.blogspot.com/

      Ao papo:
      Caro amigo: há 3 anos tive o prazer de correr a Stramilano. Bela prova!
      Este ano, em nossa I MEIA MARATONA ALPHAVILLE RUNNING em revezamento (Solo, Dupla e Trio), estaremos focados na logistica e cuidados da prova na formatação atual. COM CERTEZA, a cada nova edição, novas ações estarão sendo acopladas aos bons resultados conquistados. Sua sugestão é muito bem vinda e quem sabe, muito brevemente, estaremos operacionalizando!

      No ano que lá estive (Meia de Milão) tinham 12mil corredores / caminhantes participando num percurso menor (senão me engano 12K), eles só tinham um numero de peito, sem chip, mas estavam lá para a participação e festa e na STRAMILANO (Meia de Milão) tinham + ou – 6mil corredores. Uma bela festa! Inclusive quem ganhou em primeiro lugar feminino naquele ano foi a Maria Zeferina Baldaia.

      Carlão Ventura…… grande abraço, SAUDE e MUITO SUCESSO !!!!

  5. Paulo Santos Says:

    Olá Alfredo. Fiquei muito feliz com o formato da Meia Maratona Alphaville Running, pois proporciona a participação de várias pessoas que estão iniciando no mundo da corrida a participarem de uma prova em equipe. Companheirismo, solidariedade, trabalho em equipe, desafio pessoal…tudo junto, onde pessoas que já estão preparadas podem representar sua equipe no solo e ao mesmo tempo levar vários alunos onde cada um poderá fazer um trecho da prova que esteja dentro de suas condições. Obrigado pela oportunidade, pois confidencio a você que novamente estarei com minha equipe e que poderei levar para a prova meu pai e minha mae para fazerem parte de uma equipe que correrá 21 km. Estamos aguardando o momento….abraço

    • donadio Says:

      Oi, Paulo
      Obrigado pelas palavras e preferencia. Vamos nos ver na Meia e fazer com a sua equipe de corredores, um belo evento de fechamento de temporada.
      Traga seus pais, que tenho certeza se divertiram muito na prova e ficaram orgulhosos em presenciar o belo trabalho que Vc desenvolve junto aos seus corredores.
      Abração
      Alfredo Donadio

  6. Foca Lima Says:

    Olá Alfredo!
    Participo dos seus eventos desde 2007 e, essa fidelidade está associada ao clima tão familiar juntamente com provas inovadoras.
    Parabéns pela 1ª Meia Maratona da Zarro Brasil. Pode ter certeza que a Foca and Friends estará presente nesse evento que irá fechar com chaves de ouro um ano e um circuito que sempre nos trás ótimas energias, conquistas, superações e principalmente mais amigos corredores.
    Obrigado sempre pelas oportunidades e amizade durante esses 3 anos.
    Grande abraço
    Foca Lima

    • donadio Says:

      Caro Foca
      Obrigado pelo prestigio e palavras.
      Tenha a certeza que São vcs que tornam o clima da prova tão interessante e agradável.
      Vamos em frente, correndo e fazendo amigos.
      Até a Meia!
      abração
      Alfredo

  7. Oscar Susso Says:

    Alfredo,
    PARABENS!!! Seu trabalho: proporcionar atividade fisica para populacao, tem um papel social muito importante! Parabens por mais esta conquista: 21km!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: