Aldeia da Serra até Alphaville (25K) – um belo treino.

Sábado, 28 de fevereiro, 7 horas da manhã, pegamos uma carona em Alphaville com o Marquinhos, nosso técnico, que nos deixou no estacionamento do restaurante que fica atrás da capela de Aldeia da Serra.

Estava lá o Branca com sua turma, (fazia tempo que não via esse cara, ele foi meu técnico há tempos atrás e é uma grande figura!), conversamos um pouco e saímos, Nicola e Eu, por volta das 8 horas da manhã iniciando nosso treino.

O sol já estava presente e, de cara, percebemos que “a coisa” não seria muito fácil, mas tocamos em frente com o planejado.

aldeia-alphaville-25k-via-barueri1Disparamos nosso cronometro a partir do estacionamento saindo de Aldeia da Serra, a direita, pelo bom e velho percurso de nos leva ao piso de terra em direção a Santana de Parnaíba.

Anteriormente, na época dos dinossauros corredores (20 anos atrás), esse percurso era todo em piso de terra e com tráfego zero. Naquela época cruzávamos na estrada só com gado que fugia do pasto e cachorros que eram os guardas dentuços dos sítios e chácaras do local. De uns anos para cá chegou o asfalto que, nesse percurso, vai até uma escola municipal (+ ou – uns 3.500 metros de onde largamos). Dai para frente, o piso é todo em terra até as proximidades da Estrada dos Romeiros.

Desse percurso, conhecia uns 9 km e não sua totalidade. Na verdade imaginava que ele nos levasse até dentro da cidade de Santana de Parnaíba. Errado, desembocamos na Estrada dos Romeiros. 

Lá as opções: – a direita Alphaville via Barueri e a esquerda via Santana de Parnaíba.

Optamos, esta vez, ir por Barueri, pois por Santana de Parnaíba tenho a impressão que o percurso cresce uns 4 ou 5 km e além disso, conheço muito bem a altimetria de Santana de Parnaíba até Alphaville: – É de fazer o bambu gemer alto, mais alto que em dia de ventania! Então, naquela altura do campeonato, via Barueri me pareceu a opção mais sensata e tranquila. 

Opção tranqüila? Tá! Clique no link abaixo e veja a altimetria.

Aldeia da Serra / Alphaville 

Condições no percurso em 28 de fevereiro:      

  • Temperatura alta (30º / 32º),
  • Muito sol,
  • Hidratamos onde foi possível no percurso. Como? Dinheiro trocado no bolsinho do shorts e dentro de um plástico (senão fica todo molhado, uma verdadeira meleca!). Paramos onde foi possivel: – nas bancas, bares, postos de gasolina e todo local onde podíamos nos hidratar. Veja com critério (no link) os detalhes da altimetria: – a linha azul, que mostra no nosso ritmo, em alguns momentos baixa a zero e depois volta na altura anterior, foi nesse momento que paramos para hidratação. Se quiser saber que km é, veja no gráfico (linha dos km).
  • Não passamos protetor solar, nem usamos boné ou gel. Aconselho que usem os três e que se hidratem MUITO, mas MUITO no dia anterior.
  • No restante do sábado, acho que tomei toda a reserva d’água das represas Billings e da Cantareira juntas, mais um estoque de isotônico e tudo que fosse gelado e liquido, inclusive cerveja. Tivemos convite para um churrasco de última hora e quem resiste em pleno verão o acompanhamento de um boa cerveja gelada num churrasco?
  • Outro detalhe, queimamos mais de 2mil calorias, então porque não a cerveja?

Nossa Percepção do percurso:

Vale a pena para quem já tem, na vida de corredor, uma carga boa de quilometragem. É um treino duro e muito bom para quem tem como objetivo se preparar bem para uma maratona. São 25K que valem por 30K. Duvida? Faça e depois me diga se tenho ou não razão!

Saindo de Aldeia, apesar do sobe e desce da estradinha de terra, tem um momento que só descemos (veja no perfil do link). Bastante arborizado até a Estrada dos Romeiros onde a coisa pega pra valer.
Dai pra frente é sol direto sem descanso (zero de sombra) e temos duas subidas que não são fáceis. Longas e de grande inclinação (veja no perfil).

Além do sol, o calor escaldante (muito abafado) também não deu trégua. Aconselho, aos que se aventurarem por esse percurso, que comecem as 6h30m ao invés de 8 horas da manhã. Terão melhor desempenho e sofrerão muito menos, com certeza.   

Sábado próximo (07/03) vamos repetir a dose e desta vez, via Santana de Parnaíba. Se Vc estiver afim, escreva para contato@zarrobrasil.com.br e combinamos. Acredito que serão 28/30k a distancia total do percurso. Sairemos de Aldeia da Serra as 7 horas em ponto.

Bom, é isso ai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: