Atletas deveriam beber cerveja todo dia, diz estudo

Hum……. e agora? 

Leiam a matéria e me digam se o assunto é ou não polemico !

Vamos a ela:

ZZ078049De Madri para a BBC Brasil – Cerveja

O estudo espanhol levou em conta o consumo de calorias de atletas

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou um estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas”, apresentado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC.

Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares.

A tese é defendida pelo cardiologista e ex- jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).

O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja

De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.

Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.

Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação.

Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

‘Tão boa quanto água’

A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água.

Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.

No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois.

O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

Caros, antes de colocar no ar este post, solicitei a opinião do Dr. Nabil Ghorayeb, médico cardiologista, nosso amigo e colaborador nas dicas do site.

Ele foi categórico:

O problema é o perigo intrínseco do consumo de álcool etílico.

“Consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central”.

O vinho diário provocou uma enorme população de “dependentes de vinho” com pancreatites e outros problemas, o que está preocupando os médicos.

Deveríamos falar com ressalvas desses benefícios, porque poucos conseguem beber só uma lata, fica um problema para nós incentivarmos consumir cerveja com álcool.

Acho que você poderia colocar seus e outros comentários a respeito dos pequenos, mas importantes, excessos do consumo bebida alcoólica que determinam riscos de pancreatite, cirrose, miocardiopatia e hipertensão arterial.    

Abs.

Dr Nabil

De novo, e agora?

Qual sua opinião?

Na dúvida, entendo que o melhor e não consumir cerveja como “repositor das perdas hídricas”, mesmo porque acho que é preciso ter estomago de avestruz para consumi-la antes ou depois da corrida. Em todo caso…..  

E vc o que acha da matéria?

Quer complementar?

Colocar sua opinião?

Querendo, por gentileza faça-o, tem local para comentários ao final do post.

Até!!

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