Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Fiquem absolutamente certos que não sou defensor do Lula e muito menos dos seus ministros ou dos representantes das Confederações ou de qualquer outro órgão XPTO envolvido nessa ação, mas a realidade está ai: – A Cidade do Rio de Janeiro É a sede dos jogos olímpicos de 2016 e ponto final.

Então, parabéns para a Cidade do Rio de Janeiro, para o Brasil e para os envolvidos pela conquista, seja quem for.

Deixe carregar o video abaixo assim verão com clareza a qualidade das idéias, criatividade e o cenário  maravilhoso que encantou, junto com as outras ações, os participantes que votaram no Rio para 2016.

Tenho certeza que depois de assitir sentirá orgulho de ser brasileiro.

Agora, vamos ao papo:

– Logo após o anuncio da decisão, li em blogs, ouvi nas rádios e vi em canais de televisão vários comentários – alguns bem favoráveis e outros nem tanto – e o interessante nisso é que apesar da ligação direta com o esporte, alguns são contrários a vitória e desceram o cacete tanto que fiquei surpreso com as colocações.

Será que eles têm razão ou sou eu quem tem outro entendimento sobre o assunto?

Será que sou um incauto iludido pelas imagens desse video, pelo oba oba da ocasião, pela visão de esporte como ação de integração e ferramenta para uma visão diferenciada da vida e das atitudes?

Certo ou errado vejam as colocações e comentários que ouvi por ai:

O que ganha o Brasil e o Rio como a cidade escolhida para a sede de 2016?

E essa grana toda que será gasta, de onde vem e para onde vai?

E as favelas do Rio? O povo passando fome?

E o metro? O esporte de base?

E a segurança? A educação e saúde do país, do Rio?

E as maracutaias que aconteceram no Pan?

E o problema da falta disso, daquilo e daquilo outro? E dá-lhe paulada!

Fiquei pensando e conclui que esses “azedos” podem ter razão se olharmos de uma forma simplista e compartilharmos com as ações da turma do “se há governo sou contra” mas, com critério, vejo que estes caras estão mais para aqueles que passam a vida toda jogando na loteria e reclamando que não ganham, de repente ganham e por conta disso reclamam, pois podem ser seqüestrado por que ganharam na loteria, ou ainda, aqueles que estudam ou trabalham com firmeza para ter a oportunidade de ter a oportunidade de mostrar que é capaz de promover realizações, etc., etc. e de repente quando a oportunidade acontece, reclamam que terão que trabalhar muito para mostrar que são merecedores e que nada vai dar certo, etc. etc. 

ETA, gente mal humorada e do contra! Todos têm o direito de expressar as suas opiniões, mas vai ser chato e azedo assim lá em Marte!

Não entendo por que essa vitória tem que ser encarada como um castigo, como um limão e se assim for, porque não fazer uma boa limonada?

Vamos lá, 12427715508i82uKjunte os amigos, familia e vamos curtir o momento e não se deixe levar ou abater pela idéia de problemas insolúveis e ver só o lado negativo e da sacanagem em tudo que “eles” farão!

Entre no clima e curta o resultado, exercite a civilidade e depois que a festa dos primeiros momentos terminarem (que já terminou) HAJA e AGREGUE alguma ação que traga resultado positivo.

Eleições estão ai, se não está satisfeito ou está desconfiado, vote, mexa-se e mude a situação. Reclame e meta o pau, mas participe e se envolva de fato para mudar a situação. Faça o que estiver ao seu  alcance, mas FAÇA!

Tem um monte de sedentário por ai que é do contra, tem um monte de problemas de saude, está fora do peso, de forma e quando vê alguém correndo onde fazendo alguma atividade por ai diz: “Esse cara não faz nada, não é como Eu que trabalho demais e não tenho tempo para nada…%$&#@ blá, blá, blá….”

Não é preciso ser muito inteligente para entender o que essa vitória significa do ponto de vista institucional e de fomento a cidadania e civilidade para todos nós brasileiros.  Assim como é óbvio e notório que não é só no Rio, mas no Brasil todo é preciso cuidar da educação, saúde, segurança, moradia, oportunidade de emprego e tudo mais, mas  reflita comigo e veja que sediar a olimpiada não é uma ação excludente, muito pelo contrário, é uma ferramenta poderosa para a inclusão e para dar a largada para ações que terão de ser executadas em função da série de obrigações e deveres assumidos e necessários que estão diretamente ligadas a todos os questionamentos dos mais céticos.

Agora essas questões terão que ser cuidadas com muito mais atenção e dentro de prazos definidos.

86088288Os recursos aparecerão das mais diversas fontes, inclusive da venda de imagem, patrocinadores internacionais, etc.

Os recursos também terão que ser investidos em ações de melhoria na segurança, transporte e tudo mais que envolvem um evento dessa grandeza, inclusive e principalmente  melhora na educação, saúde, esporte de base, preparo ao turismo, etc. que darão impulso e oportunidade de emprego nos mais diversos segmentos.  

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa e cartão de visita do Brasil no exterior que, infelizmente, vive uma guerra urbana diária e é certo que a Olimpíada assim como a Copa do Mundo obrigará ações dos governantes brasileiros na esfera federal, estaduais e municipais para que busquem em conjunto soluções de rapida execução e atitudes de melhoria em todos os sentidos, inclusive segurança na cidade do Rio de Janeiro que é um caos há anos [vide mais recentemente esse caso na Zona Norte onde até o helicóptero da policia foi abatido, apesar da pericia dos policiais na ação e no pouso, pegou fogo e levou (até agora) dois dos quatro envolvidos a óbito].

Reflita e veja que a Olimpiada só agregará ajudando muito no processo de melhoria para que fatos como esse não existam ou sejam minimizados. !cid_004c01c76c7e$2e895620$0500a8c0@pedroEntão, vamos aproveitar a oportunidade da conquista e fazer alguma coisa que benefície o país.

O esporte é capaz de promover a integração, fazendo as  pessoas “remar” para um ponto comum. Acreditem, o momento é único!

Vamos lá, ao invés de ficarmos só jogando pedras ou ficar calado, vamos ter atitude participando, cobrando e comemorar com um olho no peixe e outro no gato.

Você concorda ou não? 

Faça seu comentário. O espaço está aberto para sua participação. Fique a vontade para colocar o seu ponto de vista, visão e entendimento sobre o assunto.

2 Respostas to “Olimpíadas no Rio de Janeiro.”

  1. Ricatdo Capriotti Says:

    Alfredão,

    Entrei para ler o post anterior – aliás, excelente o do “Born to be run” e acabei parando neste, ótimo também.
    Mas discordo de você por dois motivos: 1)Por que essa gente precisa do incentivo de uma olimpíada ou copa do mundo para fazer as melhorias que pedimos há gerações? Será a facilidade de acesso ao dinheiro que irá pipocar?
    2) Tenho o direito de escolher como o meu dinheiro, pago com impostos altíssimos, será investido. Prefiro, por exemplo, uma escola pública decente para os meus filhos, um sistema de saúde governamental eficiente para mim, do que torrar em estádio e ginásios que ficarão ociosos pela falta de uma política esportiva séria neste país, vide o que aconteceu com os equipamentos do Pan no mesmo Rio.
    São pontos de vista diferentes que rendem um bom debate.

    Abraço e parabéns pelo blog e circuito.

    • donadio Says:

      Oi, Capriotti
      Não tenho duvida que o governo deve investir para valer na educação, saude e tudo mais mas tb acho que não são ações distintas. Vejo que essa grana toda que APARECEU e que com certeza “AINDA APARECERÁ” para uma serie de coisas necessárias para que o Rio de Janeiro faça um belo papel na Olimpiada, irá forçar uma série de outras ações basicas.

      O governo DEVERIA aplicar todos os recursos na “faltança”, mas será que se o Rio não fosse a sede da Olimpiada isso iria acontecer expontaneamente? Vejo essa “motivação” como uma ferramenta que PODERÁ gerar uma situação, mesmo que temporária, melhor para o Rio como criação de empregos, turismo, segurança e tudo mais que está diretamente proporcional a ação.

      Quanto a nós escolhermos onde colocarão o dinheiro dos impostos…. Infelizmente nem se o Rio fosse sede da volta de Jesus Cristo a Terra !
      A unica maneira é o voto e as eleições estão ai…… só falta o candidato.

      Bom, acho que esse assunto deve ser discutido com o calor da razão e mais próxima da realidade brasileira. A imprensa muito pode ajudar explicitando o que for possivel de certo e errado e os contribuintes discutirem firme.

      Caro, se puder promova debates, “cutuque” as pessoas sobre o assunto, é polemico e pode dar um bom caldo com resultados muito positivos.
      Conte comigo, se puder ajudar !!!!

      Torço pelo esporte em geral, pois acredito que é a hora onde o povo VESTE A CAMISA do país.
      Vamos em frente !
      Abração CAPRIIIIII

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: