A Única Certeza Que Fica

Depois de algum tempo de folga, cá estou de volta escrevendo sobre corridas de rua.

Duas semanas para cá, voltei aos treinos e, apesar de poucos kms em cada secção tenho, com bastante regularidade, rodado com determinação. Mas, o post de hoje, não tem inspiração no inicio de temporada dos meus treinamentos e sim da observação das atitudes de pessoas amigas que focam a maratona.  

Na verdade, essa observação tem base em duas pessoas que tem como objetivo correr a Maratona de Paris em 11 de abril de 2010. Ambas, estreantes na distância, tem no histórico alguns anos de corridas com diversas distâncias e dificuldades, inclusive algumas meias maratonas pelo mundo afora.

Para elas, serão semanas seguidas de extenuantes treinos, compostos de tiros, ritmo, forte e fraco, longões aos sábados com “soninho” na parte da tarde, alimentação e hidratação adequada e tudo aquilo que tem direito e mais, se quiserem se sair bem no dia da prova atingindo seus objetivos e sofrendo menos devem, sob sol ou chuva, executar com ou sem companhia – inclusive nos longos de 30/32k – as planilhas de treinamento.

Com algumas “no lombo”, na minha ótica, maratona não é uma missão impossível, tanto que centenas de milhares de pessoas já finalizaram algumas e repetiram o feito por diversas vezes, mas acreditem, os que se arriscarem na distancia devem ter foco, determinação e muita, mas muita vontade de treinar para chegar no dia da prova confiante e determinado a se superar. Quem quiser correr a maratona, tem que estar preparado, com disposição, ter confiança, felicidade e muita emoção para cumprir a distância.

Conheço inúmeros corredores que no desespero final da prova e seguramente pela falta de preparo adequado juram nunca mais fazer outra, mas mesmo assim, depois de algum tempo, repetiram o feito o que mostra o quanto a distancia é desafiadora.

Treinar pra valer e com critério é fundamental, por isso não mate treino, não se engane, não arrume desculpas, pois por mais que tenha escolhido ”a dedo” e que junto contigo tenha na linha de largada milhares de outros corredores, é você e só você de corpo e alma que terá que cumprir os 42 km + 195 metros. Pense muito bem nisso quando ficar com preguiça e T R E I N E!

A primeira maratona tem um sabor muito especial. É a estréia, a descoberta, tempo de conferir as inúmeras historias ouvidas repletas de mistérios e sensações que metro a metro, quilometro a quilometro serão desvendadas. Serão horas seguidas de perguntas e respostas, introspecção, determinação, superação de dor e humores para finalmente, ao cruzar a linha de chegada com o coração apertado, sentir o prazer de completar mais um capitulo da vida.

Com sofrimento ou não, finalizar a maratona é uma recordação boa. Um sentimento muito íntimo de orgulho e uma lição que se leva para toda vida. É uma satisfação enorme que só tem similar quando mais uma vez se passar por baixo do pórtico de chegada de outra maratona com objetivos mais ousados.

Logo abaixo publicamos um vídeo que sintetiza tudo isso de forma muito elegante. É o trailer do filme The Spirit of the Marathon, onde várias histórias são contadas. Reparem na hora da largada o olhar e a ansiedade que toma conta dos iniciantes, dos profissionais e de todos os participantes.

DICK BEARDSLEY – segundo colocado na Maratona de Boston 1982 – no video abaixo dá o seu depoimento e diz contundentemente que a única certeza que fica é que quando você atravessa a linha de chegada de uma maratona, a sua vida muda para sempre. Ele tem razão!

Assista o trailer, vale à pena é um show de imagens.

Até a proxima !

Anúncios

8 Respostas to “A Única Certeza Que Fica”

  1. Rui Camargo Says:

    Alfredo,
    Muito bons…vou utilizá-los nas minhas palestras.
    Valeu…
    Este ano volto para as corridas…devagar…e você tem uma grande parcela de responsabilidade por este meu retorno. Cada estória que você nos conta funciona como uma cutucada lá no fundo do nosso coração, nos provocando a tomarmos uma atitude.
    Além de voltar correndo voltarei, também, gerenciando equipes de corrida. A idéia estava guardada em algum canto da minha caixola e será colocada em prática nas próximas semanas…você será o primeiro a saber…aguarde.
    Um grande abraço,
    Ruizera

  2. Alfredo Donadio Says:

    Meu caro Rui:
    Fico muito feliz ao saber que parte do credito da sua volta as corridas é minha responsabilidade. Parabens pela atitude e Seja Muito Bem Vindo!

    Quando a equipe de corrida, manda bala pois competencia para o gerenciamento tá sobrando na sua bagagem.

    Aguardo noticias e as novidades!
    abração
    Alfredo

  3. hideo oki Says:

    Grato pelo vídeo! São motivos e exemplos diferentes. Lori e Leah 1ª vez na maratona, Deena medalhista olímpica, Jerry 4vezes maratonista, e Daniel profissional. Correm para uma auto afirmação, por ideal, por manutenção de condicionamento físico, ou por dinheiro. Todos porém após cruzar a linha de chagada se tornaram deuses segundo Dick.
    Frank Shorter (medalhista olímpico – ouro e prata) afirma no vídeo que a maratona é a distãncia ideal para se testar os limites fisiológicos. Bill Rogers 4 vezes campeão afirma que é muito duro e é realmente muito difícil. Apesar disto, como eu gostaria de um dia ter a sensação de ser um dos deuses, quem sabe terei uma maratona como objetivo de vida.

    • donadio Says:

      Caro Hideo, Tudo Bem?
      Tenho certeza absoluta que Vc estará na linha de largada mais cedo ou mais tarde. É só querer DE FATO!
      Estamos começando a temporada. Junte-se a nós e vamos em frente… Rio em JULHO!
      Boas Corridas
      Alfredo Donadio

  4. Mário Mello Says:

    Fala Alfredito,

    Você é o cara! Corredor para mim é assim, tem que amar o que faz! Parabéns! No começo de minhas corridas, lá atrás… não te conhecia como pessoa, mas te via na USP correndo e notava que corria muito, mas muito mesmo, e eu na cola…. he he he… anos mais tarde fomos para a primeira Rock’n’roll Marathon em San Diego e nos conhecemos melhor e mais amigos ficamos! Que Maratona a de San Diego, nos divertimos, lembra de Tijuana, muito show! Bem, é isso, continuamos amantes da corrida, diferentes de uns que entram [elo modismo, mas de qualquer forma é bom para a minha assessoria..rs rs rs Abraços, vou recomendar seu blog para os amigos maratonistas e estarei sempre em suas provas.

    • donadio Says:

      Caro Mario Mello
      Seu comentário me trás ótimas lembranças que podem ser medidas pelas solas gastas de nossos inumeros pares de tenis. San Diego, muita risada, Tijuana, cerveja na Jacuzzi e mais risadas…. já se passaram alguns anos, se não me engano isso foi em 1995 ou 96, por ai….. mas sem saudosismo pois as provas estão ai e tenho certeza que muitas ainda faremos juntos.

      Quer outras lembranças de um passado proximo, nossos comentarios na Radio Bandeirantes AM em tempos de São Silvestre com nossos amigos Sergio Patrick e Ricardo Capriotti… e vai por ai afora!

      No mais caro amigo, MUITO OBRIGADO pelo prestigio as nossas provas e ações e principalmente pela boa e sincera amizade!
      Saude e Muito Sucesso meu caro!!

  5. Elen Says:

    Alfredo, adorei seu blog. Meu marido e eu nos mudamos p/ Tamboré no final de janeiro e ele buscou um video do percurso e te encontrou.
    Muito bacanas as dicas. Eu tô querendo voltar… Conheces grupos de corrida por aqui?
    Parabéns pelo blog e sucesso!
    Elen

    • donadio Says:

      Cara Elen
      Bom dia! Muito Obrigado pelas palavras e visita ao blog.
      Essa semana, com mais calma, voltaremos postar nossos pensamentos e experiencias. Quanto aos grupos de corrida, tem vários aqui em Alphaville e ficam diariamente na pista em frente ao muro do residencial 1 no perioso da manha e final de tarde.
      Por gentileza, mande um email para adonadio@zarrobrasil.com.br e conversamos melhor sobre o assunto.
      OBRIGADO e SEBO NAS CANELAS!!!!!
      Alfredo Donadio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: