O LEITOR

“Qual o significado da vida se pessoas como Você não se importam com o que acontece com pessoas como Eu?”

Essa frase faz parte de um diálogo no filme O LEITOR e acontece entre um professor universitário e seu aluno, estudante de direito, que participam assistindo um julgamento de seis prisioneiras de guerra pós-holocausto.

Vale o parenteses: – esse filme deve ser visto e revisto por seus vários aspectos, principalmente pelo comportamento, respeito e pela forma de enxergar as ações na linha do tempo. Vale a atenção redobrada nas palavras do professor, nos motivos das atitudes da protagonista e principalmente nas ações e forma que o menino já adolescente e depois homem formado, dedica o seu tempo livre.  As conclusões, deixo para cada um de vocês!

Sem entrar no mérito do filme vamos nos ater estritamente na frase do professor, pois ela tem a força de uma bomba atômica e mexe com a cabeça dos que nela se detém para reflexão.

Façamos um paralelo e compartilhemos com algumas atitudes do dia a dia dos corredores e que por serem extremamente delicadas não deveriam, mas passam despercebidas pela maioria das pessoas.

Para exemplificar, tomamos a imagem abaixo:

A pessoa que aparece de costas distribuindo água com tanto empenho, fez parte voluntariamente do staff na primeira etapa do Alphaville Running 2010 e será nosso personagem a partir de agora.

Corredor, no dia do evento, não pode nos prestigiar correndo, pois seu foco atual é uma competição especial de longa duração (o Ironman) e por isso na sua programação daquele dia tinha um treino matutino exaustivo que impossibilitava a participação correndo em nossa prova.

Ligou-me após o treino se oferecendo para estar lá, pois queria participar do evento e de alguma forma contribuir para a ação.

Agradeci e pedi que viesse. Foi o que aconteceu, inclusive trouxe outro  “Iron” e assim participaram, voluntaria e anonimamente do evento!

Sendo eles corredores experientes, escolheram o primeiro posto d’água, não só por essa função não necessitar de um treinamento especifico, mas e essencialmente por ser um local critico aos participantes: – primeiro posto de hidratação, Km 03, muita adrenalina circulando deixa a boca seca principalmente numa tarde abafada de temperatura e umidade alta como aquele dia.

Estar lá com o intuito de só contribuir para que as coisas saiam o mais  corretamente possivel, incentivando e fomentando com entusiasmo a participação aos que tem paixão e objetivos semelhantes, não é uma atitude fantástica?

Vocês concordam comigo que esse é um bom exemplo e a prova provada que corredores são pessoas que pensam e fazem diferente? Que podem não conhecer e nem ter atentado a frase do professor do filme, mas que tem o entendimento correto do que ela significa !

Não há dúvidas que essas atitudes são provenientes da herança de uma boa formação que cada um recebeu a partir do “berço” e que certamente tem suas raízes exarcebadas no exercício da participação dos treinamentos e nos dias das provas que dão aos seus praticantes benefícios muito além da saúde do fisico. 

Os que práticam sabem que as corridas de rua e principalmente os treinamentos de longa duração ou de muita intensidade traz introspecção e momentos particulares de intensa reflexão que associados a maturidade e experiencias individuais se traduzem com o decorrer do tempo, numa vida espiritual melhor.

Trazem atitudes positivas, fraternas, de respeito e cumplicidade nas ações e um modo de ser e ver a vida de um angulo diferente. Nos faz entender o valor de uma mão aberta pronta para dar a energia e apoio na hora certa!

As citações e imagens acima são simples e por serem corriqueiras no meio passam batidas ao nosso olhar, mas numa reflexão mais atentamente são exemplos excelentes que fazem a vida valer a pena.

É ou não é muito legal fazer parte deste time?

Boas Corridas e até a próxima
Alfredo Donadio

2 Respostas to “O LEITOR”

  1. Gilson Totti Dias Says:

    Caramba… tive vontade de dar um abraço nesses caras. Parabéns!

  2. Alfredo Donadio Says:

    Não há dúvidas, “eles” valem o abraço !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: