2011 começou chacoalhando o meu esqueleto!

Impressionantemente, em 2011, a frase “Ano Novo, Vida Nova” foi bem significativa para mim.

Ao Relato:

– Em 02 de janeiro, neste ano um domingo bem preguiçoso, depois da “louca comilança” de Natal e das festividades de passagem de ano, estavamos nós (Cris e Eu) programados para um almoço com amigos e na seqüencia um cineminha sem muito compromisso. Tinhamos o intuito de nos reunir para compartilhar bons momentos e jogar muita conversa fora.

Do meu lado, já há algumas semanas, tinha minha perna esquerda bastante inchada e sem saber realmente o motivo, apesar de feito todos os procedimentos médicos protocolares como consultas, exames de imagens, sangue tudo mais que há disponível em tecnologia, mas sem ter de fato o diagnóstico correto e eu, cabeçudo como sempre, sem dar muita atenção ao problema e como sempre sem tomar remédio (só em ultimo caso mesmo), desta vez estava tomando antiinflamatório e mais “não sei o que” para tirar a dor na perna que realmente me maltratava e já me punha fora das corridas desde o inicio de dezembro.

Particularmente, estava muito incomodado pelo tempo que se estendia essa situação, mas já medicado e com o todo fuzuê de final de ano toquei a vida em frente determinado, logo após as festas, em dar um basta ao assunto.

Quando acordei no dia 2 – domingo – sentia um leve incomodo do lado direito das costas, mas de novo não dei muita bola ao incomodo, pois achava que era um mal jeito qualquer e fui encontrar os amigos para a programação de domingo.

No almoço, lá pelas tantas da tarde, apesar de nada comentar me sentia um pouco enjoado e sem vontade de comer nada, o que de fato aconteceu. Belisquei de leve e só!

Após, seguindo a programação, fomos ao cinema e lá a minha dor do lado direito das costas passou a incomodar muito, tanto que comentei com a Cris (minha mulher) e ela de imediato disse que não havia negociação, ao sairmos do cinema chegando em Alphaville, iríamos direto ao pronto socorro da Amil para ver o que acontecia. E foi o que aconteceu.

De lá, após consulta, alguns exames, chapa do pulmão, medicação para amenizar a dor e um corre-corre daqueles no pronto socorro, estava eu dentro de uma ambulância UTI rumo a um local, velho conhecido, na Alameda Santos – o Hospital TotalCor especializado em coração e pulmão – onde 3 anos passados estive “hospedado” por alguns dias.

Resumo da ópera: Embolia Pulmonar…… De novo!

Hoje, quase estabilizado (existe um protocolo todo a ser seguido) e de volta ao trabalho e as pistas, caminhando e trotando de leve, espero que tudo volte ao normal rapidamente.

Alguns de vcs devem se perguntar como um cara com extenso curriculum de corridas como o meu pode ter, pela segunda vez, um piripaque desse ? Pois é, ainda não temos a resposta, mas estão investigando as causas que pode ser uma série de coisas, inclusive hereditariedade, problemas de enzimas e sei lá o que mais….. Pra mim o que interessa mesmo é que estou de volta e muito afim, apesar dos pesares, de viver os próximos 30 ou 40 anos com bastante energia, vitalidade, promovendo, organizando e participando de muitas corridas.

Para que vocês tenham um bom motivo para continuarem a correr e em poucas palavras, sem muitos detalhes técnicos: Embolia pulmonar é ocasionada pelo “engrossamento” do sangue que coagula e “gruda” nas paredes da(s) veia(s) formando um trombo que ao se desprender forma um embolo que sobe, dos membros inferiores para os pulmões, causando um entupimento que interrompe a passagem de oxigênio e por conseqüência o coração para de bater. Quem passou por isso sabe que dependendo do estado geral, essa história pode terminar em óbito, ou seja, vc vai pro saco mesmo!!!!!

No meu caso, o coração se portou muito bem e mais, depois de todos os exames feitos, ainda na UTI, soube pela medica vascular que me atendeu e coincidentemente, a mesma de 3 anos passados, que após os procedimentos (exames de imagem, etc.) para saber como o coração estava, me deu parabéns e disse que meu coração está sem nenhuma sequela ou problema…..

No ato, todo animadinho, pensei: “Grande cara esse meu coração!” e a seguir “Também, seria muita sacanagem afinal nos últimos + 30 anos ele foi muito bem treinado. Acho até que não fez nada mais que a obrigação”.

Pessoal, piadinhas a parte, reflitam comigo: – depois de todo o sentimento de abandono que se sente com muita contundência quando se está em uma cama de UTI – momentos que nos faz repensar e refletir nossas atitudes, objetivos e a vida como um todo – algumas certezas ficam e entre elas uma é que correr, em todos os seus estágios e rotinas, não nos dá a garantia da vida eterna nem tão pouco imunidade a enfartos, embolias, AVCs e as doenças vasculares assim como outras em geral, mas certamente nos prepara para agüentar muito bem o tranco ajudando a superar as dificuldades físicas e principalmente o sentimento de abandono e a tristeza que dias de UTI e quartos de hospital nos causam. Por isso, continuem a correr e a treinar seu corpo e principalmente a sua mente para os imprevistos da vida.

Os pensamentos depressivos ficam mais ativos quando estamos fragilizados e nossos treinos de longos de corrida, principalmente quando estamos solitários e introspectivos, nos fortalecem e nos preparam para esses momentos complicados que em algum momento todos iremos passar.

A vida sempre está por um fio, então vamos lá: – tênis nos pés e força nos pensamentos enquanto o suor escorre e nosso coração bate forte durante as nossas corridas!

É isso ai, até a próxima e Vamos em Frente com o sem embolia. Espero muito em breve colocar no ar, em nosso site, as ações e eventos de 2.011.

Boas Corridas
Alfredo Donadio – O Embólico !!!!

19 Respostas to “2011 começou chacoalhando o meu esqueleto!”

  1. CARLOS YUGI SHIBUYA Says:

    Bom dia, Alfredo. PÔ, cara, que fina que vc tirou, heim?! Mas graças a Deus vc superou esta, como deve ter superado outras, e com certeza vai superar qualquer adversidade. Você falou bem, a corrida nos prepara para agüentar o tranco inesperado que pode nos assaltar na próxima curva. Por isso nos meus treinos e provas agradeço a Deus e sempre oro para que nenhum acidente aconteça, que todos os comepetidores terminem inteiros e para que eu conclua bem e possa continuar correndo.

    Boa recuperação!

    Abraços.
    PS: Falando em superação, aguardo ansioso pelo calendário deste ano. Bom trabalho!

  2. Alfredo Donadio Says:

    Pois é, meu amigo, que fina !!!!
    O “Homem” lá de cima me chamou de novo e de novo eu não fui não !
    Espero que ele pare com isso pelos proximos 30 ou 40 anos…..

    Caro, Muito Obrigado pelas palavras e parabens pela forma de conduzir a sua vida. Bons pensamentos e solidariedade atraem boas ações.

    Quanto ao calendário, estamos trabalhando patrocinadores e assim que possivel soltaremos o oficial. Por hora, vamos lá:

    Circuito (4 etapas)
    26 março
    14 maio
    28 agosto
    29 outubro

    Infantil (2 etapas)
    23 abril
    17 setembro

    Corporativa (1 etapa)
    18 junho

    Vamos ver se os recursos aparecem para todas as ações.
    Falando nisso, temos nossos projetos comerciais prontos para captação, se vc tiver como encaminha-los me avise que te mando por email. Temos cotas de varios valores e excelente exposição de marca e produto.

    Abração e Muito Obrigado pela visita em nosso blog!
    Alfredo Donadio

  3. Jose Manoel Martins Says:

    Alfredo,

    Como é interessante saber que apesar de sermos tão frágeis, somos também tão grandes e intensos, capazes de superar essas provações da vida. O espírito guerreiro esteve presente mais uma vez contigo e isso sempre serve de exemplo para quem está aqui de fora, aplaudindo. Parabéns, e sei que você saberá aproveitar e continuar aprendendo e ensinando com mais essa experiência, nada fácil, de vida.
    Anotadas as datas prévias das provas. Até março!
    Abraços e força aí,

    • donadio Says:

      Caro Zé Manoel,
      Cada novo acontecimento deve ser encarado como uma nova recarga nas baterias, vamos aproveita-las para usar e abusar de forma positiva essas oportunidades. No judo e nas lutas marciais em geral tem um ensinamento bastante interessante que todos nós devemos assimilar e usar sempre que possível: – “use a força do golpe do adversário para potencializar a sua”.
      Vamos em frente, compartilhando com as pessoas queridas todos os momentos que a vida nos oferece.
      Hoje, 30 dias do ocorrido, para comemorar dei uma trote logo cedo!
      Abraço
      Alfredo

  4. CARLOS YUGI SHIBUYA Says:

    Boa tarde, Alfredo.
    Vamos combinar o seguinte: que na verdade Homem lá em cima não te chamou mas que por algum descuido botaram teu nome na lista de embarque e aí na última hora descobriram que você ainda não poderia estar na largada dessa CORRIDA NAS ESTRELAS na qual todos nós por estarmos aqui já estamos automaticamente inscritos! Meu te cuida, essa prova ainda não sabemos quando realmente vamos correr. Mas quando a gente ouvir a buzina….

    Abraços.

    PS: vi a pré datagem das provas. Vamos ver, pois as datas estão um pouco complicadas, excepto a de 29/10. Mas com certeza darei meu apoio incondicional recomendando a quem queira fazer um circuito gostoso como o que pude desfrutar no ano passado.

  5. Alfredo Donadio Says:

    Caro Carlos
    Daqui pra frente vou ficar “surdinho, surdinho” (risos)

    Vc achou as datas complicadas, em que sentido. Do jeito que hoje temos corridas, sempre haverá coincidencias de datas, infelizmente!

    Abração e Vamos em frente!
    Obrigado pelo prestigio!
    Alfredo

    • CARLOS YUGI SHIBUYA Says:

      Bom dia, Alfredo.

      É isso mesmo, vamos tentar a todo custo ficar surdos.

      Quanto às datas eu esperava que fossem repetir as mesmas do ano passado, assim seriam por ordem 12/03 (aqui não haveria nenhuma prova importante em SP, ao passo que no dia 26/03 tem uma Cross em Paranapiacaba e ums Track and Field no dia seguinte), 21/05 (14/05 tá bom apesar de ter uma Tribuna de Santos no dia seguinte), 13/08 (27/08 também dá pra encaixar) e 22/10 (29/10 é uma boa data).

      Está claro que meus interesses pessoais não podem se sobrepor. Mas poderia dar algumas sugestões de datas alternativas:

      Etapa 1 – 02/04 (por enquanto tem só a Meia Trilheira de Rib. Pires no dia 03/04)
      Etapa 2 – 04/06 (a concorrente no caso seria a Brasil 10K da Yescom)
      Etapa 3 – 13/08 (teria as 10 milhas da Puma no dia seguinte)
      Etapa 4 – 29/10 (ok)

      Quanto à Corporativa de 18/06 estou muito curioso pra saber quais seriam os critérios de inscrição dos atletas e/ou empresas. E logicamente o percurso, distãncia, horário de largada, o número de participantes por equipes, etc. Mas também tem um inconveniente de ser um dia antes da Maratona de SP. E confesso que não encontro alternativa, mas eu estudaria com carinho minha participação nesta mesmo tendo já me inscrito para a Maratona.

      Eu sei que é muito difícil conciliar datas com a parte logística e de patrocínios mas espero com estas observações poder estar ajudando a tomar decisões.

      Abraços.

      E um abraço carinhoso ao José Manoel Martins pelos sentimentos profundos de suas palavras em seu comentário acima, ele, grande corredor e que corremos a Volta ao Cristo no último dia 30.

  6. thomas Says:

    Caro Alfredo
    As vezes as respostas estão escancaradas na nossa cara ,e não enxergamos .Aprendi que a vida ou os dias nos fazem ser mais humildes em relação a todo e a tudo .Estarei tentando engajar-me em correr não gosto não aprecio mas sei dos seus beneficios .estarei proporcionando com relatos a minha trajétoria.Quero desde já mandar-lhe um agradecimento pelo seu relato e pelo seu depoimento
    Um Abraço
    Thomas

  7. alfredo donadio Says:

    Caro Thomas
    Obrigado pelo email e palavras.
    Vá em frente um pouco por dia e chegará onde jamais pensou!

    Dá teu primeiro passo com fé, não é preciso ver a escada toda, só de o primeiro passo com fé – Martin Luter King
    T+
    Alfredo

  8. alfredo donadio Says:

    Caro, vamos lá:
    Possivelmente 13/03 será a data de abertura do circuito da corpore e tb é volta de carnaval. 02/04 ou 03/04 me pareceu uma boa… enfim, vamos dar uma reestudada e tocar em frente!

    Agora a prioridade é correr atrás dos recursos!
    Abração e MUITO OBRIGADO pelo envolvimento!
    Quando ao Zé Manoel…. ele é do pedaço e temos amigos em comum!

  9. Reginaldo Bergmann Says:

    Caro Alfredo, passei por aqui para saber da novidades e me deparei com esse relato, mas fiquei muito feliz ao saber que esta superado.
    Desejo melhoras e um feliz 2011 espero rever vc num desses km ai pela frente!aquele abraço.

  10. Alfredo Donadio Says:

    Caro Reginaldo
    MUITO OBRIGADO pelas palavras e prestigio.
    Com certeza nos veremos nas corridas.
    Abração
    e
    Vamos em frente!
    Alfredo

  11. Roger Alphaville Says:

    Alfredo, venho aqui dizer o quanto te admiro, grande superação e força pra continuar correndo e botando os circuitos nesses anos todos

    Boas corridas pra vc nesse 2011…

  12. Alfredo Donadio Says:

    Caro Roger
    Fico muito grato pela vista ao Blog e palavas. Vamos em frente com muita fé e foco para que tudo “corra bem”. Somos corredores e corredor não desiste nunca.
    Abraço e Boas Corridas
    Alfredo Donadio

  13. Roger Alphaville Says:

    Boa Noite!!!

    Alfredo, tudo bem, aceitamos se não houver o circuito esse ano, mas tente ao menos fazer a premiação de 2010, pq nós se esforçamos muito para conquistar esse troféu

    Abraço!!

  14. Alfredo Donadio Says:

    Caro Roger
    Sabemos o quanto é importante a premiação do ranking, assim como é o esforço dispendido pelos corredores que conseguem alcançar esse merito. Solicitamos que aguarde mais um pouco pois estamos trabalhando junto aos possiveis patrocinadores para fazer acontecer o circuito e todas as ações que envolvem os eventos. Acreditamos que em breve poderemos publicar o calendario e as ações.

    Agradecemos desejando Boas Corridas e Sucesso
    Alfredo Donadio

  15. Rodrigo oliveira Says:

    Boa Tarde!!!

    Alfredo, teremos novidades nesse 2 semestre?

  16. Mauricio Vidal da Silva Says:

    Alfredo

    Que tudo corra sempre bem, saúde , paz e bom retorno.

Deixe uma resposta

