Dr. Nabil Ghorayeb Contando as Novidades da Medicina Esportiva na Copa

Oi, Pessoal

Hoje ao abrir meu email, entre vários que lá estavam, encontrei o do amigo Nabil Ghorayeb e por ser assunto bastante atual, afinal estamos “em cima” da Copa do Mundo e exames preventivos tem tudo a ver com os cuidados que cada um de nós deve ter, reproduzimos abaixo a integra do email com objetivo de informar o que está rolando por ai e tb chamar atenção para a prevenção lembrando que precisamos estar vivos para poder praticar nossas atividades com tranquilidade e determinação.

Vamos lá ao email:

“Avaliações dos futebolistas da CBF para Copa do Mundo”

Os relatos de mortes súbitas no esporte continuam e as alegações as mesmas, “fizemos todos os exames e não tinha nada! ou então morreu de infarto! etc.”

Finalmente chegamos à Copa de futebol na Africa do Sul! Maior evento uni esportivo do mundo, teve algumas obrigações especificadas há poucos meses atrás. A FIFA determinou que nenhum atleta poderá participar da mesma, sem ter feito uma minuciosa avaliação cardiológica prévia. Aproveitando o espaço que tenho, conversei com o médico do esporte/cardiologista carioca Dr Serafim Borges, clínico responsável pela equipe brasileira de futebol (CBF) que irá participar da Copa do Mundo na África.

“Entendemos que a avaliação cardiológica de atletas competitivos de elite, nos traz obrigação na prevenção da morte súbita dos mesmos, uma realidade que já há muito ocorre, porém com a globalização das comunicações conseguimos vê-la no momento em que estiver ocorrendo, com todo impacto por serem vistos estes atletas como modelos de saúde”.

Óbvio que mesmo uma avaliação cardiológica padrão, não consegue evitar que aconteçam mortes, porém em 2003, a morte do camaronês Marc-Vivien Foe, durante a Copa das Confederações na França, que chocou a todos que a viram pela mídia teve como causa revelada pela necropsia, uma cardiopatia genética principal causa de morte de atletas com menos de 35 anos em todo o mundo. Tivesse sido diagnosticado esse problema, sem dúvida, o teriam afastado das competições. 

Outros casos semelhantes aconteceram e a partir destes eventos a FIFA, ligou o sinal de alerta e em 2009, fez reunião com dirigentes médicos de vários países, numa Conferência Médica, em que vários assuntos foram tratados, sendo o mais importante a criação de protocolos de avaliação para aplicação nas 32 equipes que estarão nesta Copa, não sendo possível a inscrição de qualquer atleta que não seja submetido aos mesmos, impedindo-os de competir.

“Nesta Copa 2010, as avaliações médicas foram no CT do Atlético do Paraná, onde os 23 atletas seguiram nosso protocolo, conforme as exigências da FIFA na segurança com a saúde do atleta:

1 – Anamnese/Exame Físico;

2 – ECG de repouso

3 – Exames laboratoriais;

4 – EcocolorDopplercardiograma;

5 – Teste Cardiopulmonar

6 – Avaliação osteomioarticular;

7 – otorrinolaringológica e

8 – oftalmológica

9 – Pesquisa de desequilíbrio muscular ( Cybex )

Serão três dias de avaliações, com a entrega de todos os resultados imediatos, que numa reunião específica serão discutidos, com a Comissão Técnica e atletas, com esclarecimentos aos mesmos da importância da realização desses exames para sua saúde e segurança da realização de esforços de máxima intensidade e sob grande estresse emocional.

Durante a competição acompanharemos o estado de hidratação de todos, com pesagem diária antes e após cada treino e jogo. Uma vez por semana serão submetidos a análise da composição corporal, onde podemos visualizar o ganho ou perda de massas gorda e magra de cada um no final dos treinamentos da 1ª fase e sempre com tomadas 48 horas após cada partida”.

Sempre é bom saber que nossa Medicina do Esporte é tão eficiente ou mais de muitos países de primeiro mundo.

Nossos atletas tem a certeza da segurança e qualidade e isso se estende à população esportista que pratica sua atividade física para a saúde e qualidade de vida.

Repetindo o Alfredo Donadio … BOAS CORRIDAS !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: